No products in the cart.
Tipos de violência que transportamos
A violência emocional é a forma mais sublime de destruição, da estima e do auto -estima, do ser humano, quem a expressa denota a maior falta de respeito pelo outro sendo o mesmo desprovido de falta de moralidade, e expressando falta de nobreza de carater.
Muitas das pessoas no seu dia-a-dia nem se apercebem da violência que manifestam sobre os outros.
Várias poderão ser as causas ou razões do seu comportamento… mas o que fará alguém viver diariamente com violência?
É o que vamos tentar abordar nos itens seguintes, os vários tipos de violência e possíveis causas.
As causas sociais, as dificuldades económicas que o homem tem vivido nos últimos anos tem agudizado este tipo de comportamento.
Toda a frustração que sentem da grande asfixia financeira e de dificuldades/adversidades em que vivem, levou a um grande descontrolo comportamental, deixou de existir limites, em relação ao seu comportamento, no fundo descarga em quem está mais próximo.
Contudo muitas vezes existem pessoas, que transportam karmas emocionais muitos violentos e os acertos começam logo à nascença.
Os pais representam os arquétipos masculinos e femininos que transportamos ao nascer e no qual vamos vivenciar e relacionar, ou seja o tipo de mãe e pai que temos mostra como nos vamos relacionar mais tarde, quer com homens, quer com mulheres.
Desde logo têm infâncias muito solitárias (transportam na alma as impressões de dor). O ser humano pode analisar os seus processos grau de violência da morte) quer de Saturno (Sr. Do karma e das dores).
É muito complicado para o comum dos mortais entender que um bebé quando nasce, (não cometeu pecado) e está completamente indefeso e totalmente dependente de quem o rodeia, e no entanto começa logo a passar por determinados sofrimentos, privados de afeto e amor.
Na realidade esse bebé é um ser que tem já um percurso com Alma (karma).
É que a partir do momento da sua primeira respiração, entrou num jogo de forças a que corresponde a intercessão dos planetas que está em sintonia, com tudo aquilo que precisa de viver e que vai determinar o tipo de viagem que ela vem fazer.
Não existem coincidências. Cada criança nasce no momento exato em que o cosmo está em harmonia matemática com o seu processo evolutivo. O grau de violência que vivemos hoje é rigorosamente igual, ao que vivemos no passado.
É por isso que há crianças que são abandonadas há nascença, mal tratadas, e violentadas da mesma forma de situações de saúde muito complicadas correspondem à última oportunidade, de o ser se redimir.
A violência também afeta de forma negativa as relações afetivas/relacionais, está expressa sob forma de agressividade de forma intencional, manifestando-se de diversas formas, em guerras, torturas, conflitos, preconceitos. Para além da violência, viola os direitos humanos, abrangendo todos os atos de violação dos direitos:
1. Civis
2. Sociais
3. Económicos
4. Culturais
5. Políticos
Quando um ser humano presencia por exemplo violência domestica que ocorre num contexto familiar ou seja poderá ser entre parentes, pai e mãe / pais e filhos, afetam as relações afetivas levando à degradação dos laços instituídos.
Também a violência urbana também afeta as relações afetivas/relacionais tais como (sequestros, assassinatos, roubos e assaltos) para além de serem contra o património publico, influenciam drasticamente de forma negativa as relações afetivas entra as pessoas e o convívio entre os seus pares tal como a qualidade de vida a violência na sociedade moderna possui um amplo sentido, entendida como um ato de violentar constrangimento físico ou moral, uso da força, coação e esternalizado nos seus diversos ambientes, seja ela domestico, social, familiar entre outros.
A mais usada é a violência emocional hoje ocupa um espaço significativo, pode ser permitida pela própria pessoa e que se designa por submissão. Em que a pessoa se submete, e aceita um estado de dependência, rebaixamento, servil, humilhação, agressão muitas vezes inconsciente.
Muitas vezes as pessoas, por incapacidade de dizer não, aceitam e permitem que sejam emocionalmente abusadas por acreditar serem incapazes de delimitar/ ou mudar o percurso. As relações afetivas/ relacionais sofrem bastante e tornam-se desgastantes e
opressoras.
A submissão é a forma mais violenta que o ser humano se submete porque atinge toda a estrutura emocional.
A pessoa submetida à violência verbal /é agredida diretamente pelo outro, pelo que diz, e o que não diz:
1. Critica o outro :
a) como fala
a) como trabalha
c) a forma como realiza determinadas tarefas.
d) rebaixamento do aspeto físico/ intelectual
Este tipo de violência é praticado entre pessoas que tenham laços afetivos, a pessoa é rebaixada constantemente quer se encontre só ou na presença de terceiros
a) Insultos
b) Depreciações constantes
c) Gritos
d) Ironias
e) Ameaças
f) Negações
g) Diz coisas em voz baixa para causar desconfiança
A diminuição, é patente nas relações afetivas/ relacionais causando baixa auto estima, levando à degradação afetiva e destruição do ser.
O ciúme é outro é outro aspeto que podendo, ser um sinal de amor, e preocupação mas em excesso se não for controlado pode ocasionar, de forma doentia pode causar disfuncionalidades nas relações afetivas/relacionais.
Deve-se à falta de confiança entre pessoas, ou a algum tipo de patologia diferenciada, surgindo em segurança nas relações por vezes ridículas que assistimos causando destruição da personalidade.